segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atividade 4.3

Resumo do texto: Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo
( Graça Caldas)

Nos dias atuais, ainda percebemos a escola como fundamental na formação de leitores, já que os alunos têm pouco contato com livros fora do espaço escolar e a inexistência de bibliotecas públicas, ainda é uma realidade.
Como sabemos, os meios de comunicação interferem muito na formação das pessoas, por isso incorporar as mídias nas aulas é uma necessidade, para promover no aluno a habilidade de leitura crítica da mídia.
Mas para que o professor atue neste processo de aprendizagem com qualidade, é preciso que ele primeiramente receba uma formação específica, para que seus procedimento pedagógicos possam melhorar o processo de cognição dos alunos.
Sabe-se, que para adquirir conhecimento e formar leitores críticos, é preciso oferecer aos educandos a leitura de vários veículos para o reconhecimento de diferentes visões e interpretações de um mesmo fato, afim de construir, o aluno, suas próprias narrativas.


PATRICIA EMILIANE DA SILVA

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Atividade 4.3

Resumo do texto: Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo
( Graça Caldas)


O uso da imprensa na sala de aula, a fim de possibilitar o processo de aprendizagem, deve utilizar procedimentos pedagógicos adequados, os quais visem a formação de cidadãos habilitados para ler os meios de comunicação, levando o aluno a ler além das aparências. Porém percebemos a fragilidade do sistema educacional em alcançar estes objetivos. Seja por superficialidade, excesso de conteúdo ou pouco cuidado que se tem dado à linguagem. Por isso, é importante um trabalho com a pluralidade dos meios e a realização de comparações entre eles, as quais permitam aos alunos reconhecerem as diferentes visões e interpretações que se podem dar a um mesmo fato.
Para que o professor consiga fazer com que os alunos reflitam sobre as notícias e desenvolvam formas autônomas de pensar o mundo, percebendo-se como agentes midiáticos e não como receptores passivos, é preciso que haja formação para este, para torná-lo capaz de fazer a leitura da mídia com eficiência. Pois a construção do conhecimento depende da transformação do educando em sujeito de sua própria história, ou seja, em agente mobilizador de sua realidade.


MICHELE CRISTINA DA SILVA GODOI