Atividade
4.3
Resumo
do texto: Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo
(
Graça Caldas)
O
uso da imprensa na sala de aula, a fim de possibilitar o processo de
aprendizagem, deve utilizar procedimentos pedagógicos adequados, os
quais visem a formação de cidadãos habilitados para ler os meios
de comunicação, levando o aluno a ler além das aparências. Porém
percebemos a fragilidade do sistema educacional em alcançar estes
objetivos. Seja por superficialidade, excesso de conteúdo ou pouco
cuidado que se tem dado à linguagem. Por isso, é importante um
trabalho com a pluralidade dos meios e a realização de comparações
entre eles, as quais permitam aos alunos reconhecerem as diferentes
visões e interpretações que se podem dar a um mesmo fato.
Para
que o professor consiga fazer com que os alunos reflitam sobre as
notícias e desenvolvam formas autônomas de pensar o mundo,
percebendo-se como agentes midiáticos e não como receptores
passivos, é preciso que haja formação para este, para torná-lo
capaz de fazer a leitura da mídia com eficiência. Pois a construção
do conhecimento depende da transformação do educando em sujeito de
sua própria história, ou seja, em agente mobilizador de sua
realidade.
MICHELE
CRISTINA DA SILVA GODOI
Nenhum comentário:
Postar um comentário